ComissãoPrópria
de Avaliação (CPA)
O que é?
A CPA: Criada em 2004 em resposta à Lei Federal Nº 10.861, de 10/04/2004, a Comissão Própria de Avaliação da Facev tem por objetivo coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição, bem como acompanhar os processos externos de avaliação conduzidos pelo MEC.
A Comissão Própria de Avaliação, ou CPA, é responsável por planejar, organizar e aplicar a avaliação interna da instituição, que avalia a qualidade e o andamento de todos os processos educacionais e administrativos da faculdade. Os resultados das pesquisas que você responde geram melhorias na FACEV!
Priorizamos a criação de uma cultura de avaliação, com base na participação de toda a comunidade acadêmica. Valorizamos uma vertente participativa e colaborativa. Os resultados obtidos são ferramentas para melhorar a gestão e a qualidade da instituição, apontando os setores que requerem cuidados.
A CPA vai analisar
Os cinco eixos que contemplam as dez dimensões dispostas no art. 3º da Lei nº 10.861, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A avaliação indica
os aspectos do ambiente acadêmico, suas qualidades e imperfeições, sendo fundamental para identificar direções que carecem de aperfeiçoamento e as que devem ser mantidas. A avaliação interna é valiosa por propor melhorias nos processos diagnosticados.
A CPA conta
na sua composição, com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica – corpo docente, corpo discente e corpo técnico- administrativo, e, também, da sociedade civil organizada.
Atualmente, a CPA tem a seguinte composição, conforme a Portaria Diretor-Presidente/FACESA/nº 30, de 11/04/2023:
- José Paes Santana – Representante do Corpo Docente
- Maria Aparecida de Godoi – Representante do Corpo Técnico-administrativo
- Ana Célia de Carvalho Ferreira – Representante do Corpo Discente
- Marcelo Fernandes Felix – Representante da Sociedade Civil Organizada ACIVALGO (Associação comercial, Empresarial e Industrial de Valparaíso de Goiás – GO)
Essa composição diversa busca trazer diferentes olhares, ideias e concepções para o processo de autoavaliação da Facesa, bem como proporcionar maior cobertura com relação aos aspectos avaliados na Instituição.
Na pesquisa aplicada pela CPA
Tem-se a oportunidade de avaliar diferentes aspectos que influenciam a vida acadêmica, o curso e a Instituição. Você poderá avaliar a qualidade das disciplinas, o trabalho dos professores, a infraestrutura da faculdade, os canais de atendimento da Facesa, entre outros.
É a partir dessas respostas que podemos identificar os pontos que precisam ser melhorados, e propor mudanças.
Quais as mudanças promovidas?
Com base nos resultados obtidos por meio das pesquisas, a CPA sugere aos gestores da Facesa melhorias a serem feitas, seja em relação a infraestrutura, atendimento, questões acadêmicas, etc, sempre levando em conta a orientação da legislação vigente sobre a Educação Superior e a realidade administrativa da Instituição.
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Boletins
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da CPA
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SAIBA MAIS
Etapas da Autoavaliação
Autoavaliação:
A CPA, seguindo as orientações gerais do Inep/MEC, planeja e executa a Autoavaliação Institucional por meio de três etapas: sensibilização, desenvolvimento e consolidação.
Sensibilização:
Além da divulgação e convite para responder às autoavaliações, tem o propósito de criar e reforçar a cultura avaliativa dentro da Facev. Para tanto, a CPA divulga boletins Informativos veiculados em meios físicos (monitores digitais e mural de divulgação especifico da CPA) e em plataformas eletrônicas (Portal da Facev, grupos de WhatsApp de alunos e docentes).
Desenvolvimento:
Envolve a aplicação dos instrumentos de pesquisa referentes a cada segmento avaliado (aluno, professor, corpo técnico-administrativo e egressos) com o objetivo de diagnosticar a qualidade dos cinco eixos avaliados pelo Sinaes.
Consolidação:
Refere-se à confecção de relatórios, divulgação dos resultados e acompanhamento das ações institucionais em decorrência dos resultados da Autoavaliação Institucional.